IFAP IRÁ MARCAR PRESENÇA NA 49ª FEIRA NACIONAL DE AGRICULTURA
NEWSLETTER 25.05.2012 | número 03

Se não conseguir visualizar corretamente esta newsletter, clique aqui.

IFAP IRÁ MARCAR PRESENÇA NA 49ª FEIRA NACIONAL DE AGRICULTURA


O IFAP irá participar, com stand próprio, na 49ª edição da Feira Nacional de Agricultura, de 2 a 10 de junho. Com a presença do IFAP na Feira Nacional de Agricultura pretende-se disponibilizar aos agricultores informação útil relativamente às diversas áreas de atuação do Instituto, tendo como base uma estratégia de comunicação assente no objetivo de potenciar o relacionamento e a aproximação entre os beneficiários e o Instituto.

Neste certame, no stand do IFAP, os beneficiários poderão obter informação geral e específica no que respeita às ajudas e aos apoios concedidos pelo Instituto, atualizar os dados de Identificação do Beneficiário (IB) e informação relativa ao processo de ajudas ou projeto de investimento. O Instituto, com esta presença, tem também como objetivo a sensibilização dos produtores para o interesse em efetuar o seu registo no Portal do IFAP.


CALENDARIZAÇÃO DE PAGAMENTOS ASSOCIADOS AO INVESTIMENTO - 2012


Tendo por base um quadro de gestão, eficaz e transparente, do sistema de pagamentos, o Portal do IFAP passou a disponibilizar, à semelhança do que se verifica no âmbito das ajudas diretas do Pedido Único, a calendarização de pagamentos associados ao investimento, os quais incluem:

  • FEADER - vertente investimento;
  • Fundo Europeu das Pescas;
  • Linhas de Crédito;
  • Seguros Agrícolas.

O calendário de pagamentos, associado aos apoios ao investimento, pode ser consultado na página Pagamentos do Portal.


PUBLICAÇÃO DOS PAGAMENTOS AOS BENEFICIÁRIOS


De acordo com o estabelecido no Regulamento (CE) n.º 259/2008 da Comissão, alterado pelo Regulamento de Execução (UE) n.º 410/2011, encontra-se publicada a informação relativa aos pagamentos aos beneficiários do Fundo Europeu Agrícola de Garantia (FEAGA) e do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), que sejam pessoas coletivas.

A consulta dos montantes pagos é efetuada através da aplicação de pesquisa disponibilizada na página Beneficiários do FEAGA e do FEADER no Portal do IFAP.


PAGAMENTOS EFETUADOS DAS AJUDAS DO PEDIDO ÚNICO [CONTINENTE E MADEIRA] E DOS AÇORES - CAMPANHA 2011


Os pagamentos efetuados das ajudas do Pedido Único [Continente e Madeira] e dos Açores referentes à campanha 2011 totalizaram, até à data, 728,1 milhões de euros. Deste valor, 633,4 milhões foram pagos no Continente tendo as ajudas pagas nas Regiões Autónomas totalizado 18,3 milhões de euros na Madeira e 76,4 milhões de euros nos Açores.

No que respeita ao mês de abril, destaca-se o pagamento do saldo da Manutenção da Atividade Agrícola em Zona Desfavorecida no valor de 32.819 mil euros e de 95% do Prémio ao Abate que totalizou 8.158 mil euros. Já no mês de maio ocorreram pagamentos do Artigo 68º referentes aos setores do Azeite, das Culturas Arvenses e Arroz e dos Produtos Lácteos que envolveram 7.506 mil euros.

Relativamente às Regiões Autónomas há a salientar nos Açores, o pagamento do Prémio aos Bovinos Machos que somou 8.609 mil euros e, na Madeira, o pagamento de ajudas da Medida 2 (Banana, Transformação de Cana de Açúcar e Abate de Suínos) no valor de 2.044 mil euros.


CALENDÁRIO INDICATIVO DE PAGAMENTOS DAS AJUDAS DO PEDIDO ÚNICO [CONTINENTE E MADEIRA] E DOS AÇORES PARA O MÊS DE MAIO - CAMPANHA 2011

AJUDA Semana Prevista
CONTINENTE
MEDIDAS AGRO E SILVO AMBIENTAIS (PRODER) - Saldo*
Modos Produção, Conserv. do Solo e Interv. Territoriais Integradas
28 de maio a 1 de junho
AÇORES
PDRu - Medidas Agroambientais 28 de maio a 1 de junho
PRORURAL - Pagamentos Agroambientais e Natura 2000 28 de maio a 1 de junho
POSEI - Suplemento de Extensificação Bovinos e Vacas 28 de maio a 1 de junho
POSEI - Ajuda à Comercialização Externa 28 de maio a 1 de junho
POSEI - Ajuda à Banana 28 de maio a 1 de junho
*Condicionado à existência de disponibilidade orçamental.

NOVO CONSELHO DIRETIVO DO IFAP


Iniciou funções a 12 de março de 2012, o novo Conselho Diretivo do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, IFAP.

Presidido por Luís Souto Barreiros, a nova equipa é composta por Tiago Pessoa, vice-presidente, e ainda por Fausto Gomes e António Temes que assumem ambos as funções de vogais do Conselho.


MAIS NOTÍCIAS

Consulte outras notícias no Portal do IFAP.

 

Está a receber este e-mail porque subscreveu o nosso serviço de Newsletter no Portal do IFAP em www.ifap.pt.
Para cancelar a subscrição, clique aqui.

Por favor não responda para este endereço. Para contactar o IFAP utilize o email ifap@ifap.pt ou a linha do Contact Center [217 513 999].