Página do IFAP no FaceBook
Imagem branca
24 Setembro 2017 - 07:37
Pesquisa Avançada

ESTRATÉGIA NACIONAL E PLANO DE AÇÃO DE COMBATE AO DESPERDÍCIO ALIMENTAR - CONSULTA PÚBLICA

"Combater o desperdício alimentar, uma responsabilidade partilhada do produtor ao consumidor."

O desperdício alimentar constitui uma preocupação crescente a nível mundial, tendo representado uma prioridade pública e política nos últimos anos. Ocorrendo em toda a cadeia de abastecimento alimentar - durante a produção, a transformação e a distribuição, nas lojas, nos restaurantes, nos estabelecimentos que fornecem géneros alimentícios preparados e nos domicílios - a sua quantificação e a definição de estratégias de combate, torna-se difícil e complexa.

Neste contexto, foi criada a Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar - CNCDADespacho n.º 14202-B/2016, de 25 novembro, tendo por missão “Promover a redução do desperdício alimentar através de uma abordagem integrada e multidisciplinar”, abrangendo 18 entidades, das quais 15 organismos da Administração Pública de nove (9) áreas governativas diferentes, duas (2) associações e uma (1) federação.

Apresenta-se para discussão alargada na Sociedade Civil, a proposta de Estratégia Nacional e Plano de Ação de Combate ao Desperdício Alimentar (ENCDA) e o Plano de Ação de Combate ao Desperdício Alimentar (PACDA), desenvolvidos a partir do trabalho das várias entidades que compõem a Comissão Nacional, assim como da apreciação das várias iniciativas a nível nacional e internacional.

Contribuindo para o diálogo alargado e o acolhimento de sugestões, importantes para a conclusão da ENCDA e do PACDA, é lançado um questionário para Consulta Pública, disponível para resposta até ao próximo dia 29 de setembro de 2017.

Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico.

Ir para topo TOPO Voltar VOLTAR