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19 Outubro 2017 - 08:20
Pesquisa Avançada

Actualizado a 23.03.2017

PERGUNTAS FREQUENTES

HELP-DESK


01.Tenho a conta bloqueada de acesso à área reservada/”Meu Processo”, o que devo fazer?

Deve solicitar o desbloqueamento da conta ao Help-Desk, através da linha telefónica (217 518 512), ou do formulário electrónico Help-Desk, no entanto este procedimento apenas lhe será útil caso se recorde da última palavra-chave, de outra forma voltará a bloquear a conta após ultrapassar o número limite de tentativas.

Caso não se recorde da palavra-chave, deverá efectuar um novo Registo no Portal.

Se na fase de registo o endereço electrónico surgir automaticamente pré-preenchido, receberá instantaneamente uma nova palavra-chave para o endereço electrónico associado ao seu Formulário de Identificação de Beneficiário (IB), de outro modo a palavra – chave ser-lhe-á remetida através de ofício, para a morada constante do referido formulário.

02. A minha palavra-chave de acesso à área reservada/”Meu Processo” expirou, como devo proceder?

Deverá efectuar um novo Registo no Portal. Caso possua endereço eletrónico no seu Formulário de Identificação de Beneficiário (IB), o endereço surgir-lhe-á pré-preenchido e receberá uma nova palavra-chave instantaneamente, através de correio electrónico, de outra forma a mesma será remetida posteriormente através de ofício para a morada constante no IB.

03. Tenho urgência em aceder à área reservada/”O Meu Processo” e não possuo utilizador e palavra-chave, o que devo fazer?

É fundamental que tenha o seu endereço electrónico devidamente actualizado no Formulário de Identificação de Beneficiário (IB).

Caso não tenha Formulário IB, ou não se encontre devidamente actualizado, deverá recorrer a uma das Entidades Acreditadas, que podem ser consultadas na área publica do portal no menu: Informações/Salas de atendimento.

Após o processo de actualização de dados, deverá proceder ao Registo no Portal, recebendo instantaneamente o respectivo utilizador e a palavra-chave, que lhe permitirão aceder à área reservada do portal.

04. Ao procurar aceder à área reservada do portal surgiu-me uma mensagem de falha de autenticação, o que devo fazer?

Deverá confirmar que está a utilizar o código de utilizador correto, o qual é composto pelo caracter minúsculo "v", seguido do NIFAP (exemplo: v999999), conforme mencionado na mensagem de correio electrónico remetida pelo IFAP aquando do seu processo de registo. Deverá ainda introduzir a sua última palavra-chave.

Caso tenha inserido a palavra-chave comunicada pelo IFAP e obteve essa mensagem deverá contactar o Help-Desk, através da linha telefónica (217 518 512), ou do formulário electrónico Help-Desk

Se não conseguir validar o acesso deverá efectuar um novo Registo no Portal, tendo presente as particularidades referidas na resposta à primeira questão.

05. Que tipo de dados necessito para me registar no portal do IFAP?

No momento do registo o utilizador deverá ser portador da seguinte informação:

  • Número de Identificação Fiscal (NIF)
  • Número de Beneficiário (NIFAP)
  • Endereço de correio electrónico

Caso não possua endereço de correio electrónico no formulário de Identificação de Beneficiário (IB), ser-lhe-á solicitada a indicação de um endereço electrónico para onde será enviada a confirmação de registo e o respectivo código de utilizador, sendo a palavra-chave remetida através de ofício para a morada constante do formulário de IB.

06. Quando quis registar-me no portal do IFAP surgiu uma mensagem referindo que “o contribuinte indicado não possui formulário de Identificação de Beneficiário (IB)”, o que devo fazer?

Poderá estar a ocorrer uma das seguintes situações:

  • Inseriu o Número de Identificação Fiscal (NIF) ou NIFAP incorrectos;
  • O formulário de Identificação de Beneficiário (IB) é demasiado antigo e tem que proceder à sua substituição junto de uma Entidade Receptora (ER);

Em caso de dúvida, contacte o IFAP através do formulário Help-Desk.

07. Quando quis registar-me novamente no portal do IFAP surgiu uma mensagem referindo que “Foi feito um registo no portal IFAP na data…”, o que devo fazer?

A mensagem é meramente informativa e o texto completo da mensagem, quando o Beneficiário não tem endereço electrónico associado no formulário IB, é o seguinte:

"Foi feito um registo no portal IFAP na data XX-XX-2015, tendo a palavra-chave sido enviada através de Ofício. Caso queira receber a palavra-chave por endereço de correio electrónico, deve associar o seu e-mail ao formulário de IB antes de prosseguir para um novo registo. Deseja prosseguir com o novo registo?"

Cuidados a ter antes de prosseguir com o registo após carregar em OK:

Se o endereço electrónico se encontrar pré-preenchido:

  • Verificar se o mesmo está correcto e, nesse caso, deverá prosseguir com o registo;
  • Caso não se encontre correcto deve efectuar, antes de prosseguir, a actualização do Formulário de IB.

Se o endereço electrónico não se encontrar pré-preenchido:

  • Caso pretenda receber a palavra-chave através de correio electrónico não deverá efectuar o registo, necessitando de proceder previamente à actualização do Formulário IB junto de uma Entidade Receptora.
  • Se não tiver urgência no acesso à área reservada do portal, deverá prosseguir com o registo e a palavra-chave ser-lhe-á enviada através de ofício.

08. Caso pretenda receber a palavra-chave através de e-mail como devo proceder?

Antes de efectuar um novo registo, deverá associar o seu endereço electrónico ao Formulário de Identificação de Beneficiário (IB), o qual pode ser efectuado numa Entidade Receptora.

Após inserir o NIF e o NIFAP e confirmar em “OK”, surgir-lhe-ão visíveis os seus dados pré-preenchidos, para efeitos de confirmação. Podendo ocorrer uma das seguintes situações:

  • Se o endereço electrónico se encontra correctamente pré-preenchido pode prosseguir com o registo;
  • Se o endereço electrónico não se encontra correcto, ou simplesmente não se encontra pré-preenchido deve, antes de prosseguir, efectuar a actualização do Formulário de IB, junto de uma Entidade Receptora.

Nota: Se o procedimento anterior não for seguido poderá naturalmente prosseguir com o registo, no entanto a palavra-chave ser-lhe-á apenas enviada através de ofício.

09. Ao efectuar novo registo constatei que o campo referente ao endereço electrónico se encontrava sem preenchimento. Inseri-o e conclui o processo de registo, no entanto não recebi a palavra-chave, porquê?

Por razões de segurança o envio da palavra-chave apenas é efectuado para o endereço electrónico que se encontra registado no Formulário de Identificação de Beneficiário (IB).

De acordo com a descrição apresentada, o endereço electrónico não se encontrava automaticamente pré-preenchido nos dados do registo, o que significa que o Beneficiário não dispunha de endereço electrónico associado à sua Ficha de IB.

Nas circunstâncias descritas deverá observar as indicações descritas nas nossas respostas às questões 1 e 3.

10. Apesar de ter acedido à área reservada não consigo aceder a “O Meu Processo”, o que devo fazer?

É necessário desbloquear as janelas de pop up do seu browser.

Caso utilize o Internet Explorer (browser para o qual o portal do IFAP se encontra optimizado), poderá consultar as instruções na área reservada do portal nos Esclarecimentos /Desbloqueamento de janelas de 'pop-up' para acesso ao 'Meu Processo'

Para outros browsers poderá solicitar apoio junto do IFAP através do formulário Help-Desk.

Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico.

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